Olímpiadas 2016... O outro lado dos jogos.
Vamos ao outro lado da moeda - ou dos jogos, afinal nem tudo são flores, inclusive em eventos de grande porte como esse.
Para que as olimpíadas aconteçam, estão havendo remoções de casas no Rio de Janeiro, para dar espaço às obras. São famílias em bairros de baixa renda que já perderam - ou correm o risco de perder - suas casas, à medida que a infraestrutura do evento é construída.
Favelas e assentamentos informais já vem sendo atingidos desde 2010, e outras comunidades estão em risco de remoções futuras, previstas pelas autoridades.
As autoridades afirmam que todas as famílias estão sendo indenizadas antes de perder suas casas e que "nada" é forçado. Mas, pesquisas independentes feitas por ONGs locais, pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro e por organizações internacionais incluindo a Anistia Internacional e a WITNESS mostram o contrário.
Há casos em que as autoridades chegam sem aviso e derrubam casas e comércios.
Muitas pessoas além de perderem suas casas, perdem suas fontes de renda, e as crianças muitas vezes tem dificuldades para ser transferidas a outras escolas e perdem meses de aulas.
Muitos não recebem a indenização, nem moradia alternativa adequada, outros sofrem pressão para aceitar uma baixa indenização.
As vitimas das remoções entregaram uma carta e dvd ao Comitê Olímpico Internacional, expondo o que vem acontecendo nesse ultimo ano. Assinam a carta Anistia Internacional, Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas, Conselho Popular do Rio de Janeiro, Movimento Nacional de Luta pela Moradia e WITNESS.
Agora eu quero ver João de Barro reclamar da sua pequena casa!
Veja também:
Remoções justificada pelas Olímpiadas 2016
Vídeo: Depoimento de umas das vítimas das remoções no Rio!
Assinar:
Postagens (Atom)
